top of page

Os perigos da cidadania digital

Para tornar-se um cidadão você precisa conhecer pelo menos algumas regras básicas de convivência em uma comunidade. Quando criança, talvez você tenha tido algumas aulas sobre segurança no trânsito, tais como andar sempre na calçada, olhar para os lados antes de atravessar a rua pela faixa, esperar o sinal verde para pedestre, etc... Atualmente não é só fisicamente que nossas crianças saem de casa. Elas podem visitar outros lugares do mundo através da internet, assim é preciso ensinar também o básico da cidadania digital.

Este termo denota a necessidade de ter uma identidade no mundo digital. Apesar desta área não ser regulamentada, assim como no mundo físico, as crianças precisam aprender que é importante que sua identidade no mundo digital seja construída sob os princípios da segurança responsabilidade e respeito. Vou mostrar os primeiros passos para introduzir estes princípios em suas aulas.


Segurança online

Já percebeu que muitas vezes temos a impressão que alguém na internet está nos observando? Pois é, na verdade está. Os navegadores gravam no histórico as páginas que visitamos e estas informações são acessadas por empresas de marketing que enviam propagandas para nós. Muitas vezes até mesmo informações pessoais são enviadas, tais como e-mail e telefone. Assim, é importante que tomemos alguns cuidados a mais quando utilizados computadores e redes públicos, tais como os da escola.

  • Um cuidado simples que pode evitar a distribuição de nossas informações é utilizar sempre a "janela anônima" do nosso navegador. Ela não grava nosso histórico de navegação, nem as senhas e logins. Sempre que for realizar uma atividade com seus alunos no laboratório, peça que acessem a internet somente pela janela anônima do navegador. No Google Chrome você acessa pressionando Ctrl + Shift + n.

  • Outra informação importante é, caso tenham acessado através de uma janela comum, é importante ensiná-los a apagar o histórico. Para fazer isso pressione Ctrl + h no Google Chrome e depois em limpar histórico de navegação e siga os passos da janela que surgir.


Direitos autorais

Quando não havia internet, era comum os professores receberem trabalhos dos alunos nos quais era evidente a cópia exata de trechos de enciclopédias. Hoje em dia o comum é recebermos cópias exatas de sites da internet, tais como a Wikipedia.

Assim como antigamente o combate ao plágio é um desafio comum que os professores enfrentam. Mas como é possível reconhecer no meio de tanta informação? Bem, no decorrer do ano conhecemos cada vez mais nossos alunos e casos de cópia ficam mais evidentes, mas nossa missão principal não é de vigilante, mas de orientador, facilitador da aprendizagem... e com cópia não se aprende.

Assim, não podemos desanimar em mostrar aos alunos que a informação está lá para promover o conhecimento e ser base para a compreensão e análise de situações.

  • Ao elaborar um trabalho que envolve pesquisas na internet, a dica é orientar seus alunos a utilizar as informações para resolver problemas, evitando assim perguntas cujas respostas exijam informações simples do tipo o que, quando, quem... Apresente ao invés disso situações problemas que exijam encontrar, selecionar, analisar e aplicar informações e conhecimentos dentro do contexto.


Ética digital

O respeito aos direitos autorais de textos imagens é somente uma das partes da ética no mundo digital. Tudo o que envolve o respeito ao outro também envolve princípios éticos. Assim, produzir informações que sejam autênticas e de acordo com a moral é algo que devemos sempre alertar nossos alunos em todas as atividades acadêmicas. Na história da humanidade já passamos pela Era da Agricultura, Era Industrial e agora estamos na Era da Informação motivada pela expansão da internet. Por isso, atentar-se pela qualidade das informações que são produzidas é contribuir para que a humanidade se desenvolva melhor.

  • Mostre aos seus alunos que, assim como no mundo físico, é importante verificar sempre a veracidade das informações. Peça para elas confirmarem se as informações são apresentada em diferentes fontes e em sites confiáveis.

  • Apresente algumas notícias sensacionalistas e desafie seus alunos a verificar se são verdadeiras.


Não importa qual é a idade dos seus alunos, destaque sempre os cuidados básicos para desenvolver bem o papel de bom cidadão para que eles construam sua identidade digital com excelência desde o início.


#CidadaniaDigital, #ÉticaDigital,

98 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Faça parte da nossa lista de emails

Nunca perca uma atualização

bottom of page