top of page

Seu professor pensa assim?

Quando eu comecei a dar aulas, eu estava ainda no segundo ano de graduação. Eu mal tinha 20 anos de idade e já estava na frente de uma sala de aula em uma escola pública.

Minhas aulas nada tinham a ver com o que eu aprendia na faculdade, eram reflexos dos meus anos de experiência como aluno. Comecei a me sentir mal depois de algum tempo, pois vi que muito do que ensinava não tinha sentido, nem para mim e muito menos para meus alunos.

Mais à frente, passei a dar aulas em escolas particulares, onde seguia à risco as apostilas e tentava, então, aprender com os professores “estrelas”, famosos pelas aulas “show”. Vi que isso agradava mesmo os alunos, porém não me parecia nada mais que uma encenação na qual um faz o papel de que ensina e o outro faz o papel de quem aprende.

Novamente, eu me vi em uma situação em que não via sentido nem no que eu ensinava e nem na maneira como eu trabalhava…

*****

Eu me casei e me tornei pai. Essa relação de pai e filho amadureceu também o meu relacionamento com meus alunos. Comecei a perceber que eles eram como o meu filho e que tinham pais que estavam esperando por eles em casa. Não eram clientes que esperavam uma aula show, mas eram filhos de pais que confiavam aquelas crianças a mim, na esperança (ou na certeza) de que eles se tornariam melhores a cada dia.

Passei, assim, a vê-los com outros olhos e também a preparar minhas aulas não como os outros achavam que ela deveria ser, mas através da minha própria perspectiva a respeito dos alunos que tinha. Minhas aulas naquele momento ganharam sentido real para mim e meus alunos. Tenho prazer em ensinar e uma preocupação genuína com cada um dos meus alunos.

Pensando em tudo isso, preparei aqui um e-book para mostrar a vocês como eu tenho preparado algumas das minhas aulas e tornado a aprendizagem mais significativa, empolgante e transformadora. Ele está disponível apenas para leitura (basta copiar o endereço abaixo e colar no seu navegador). Caso você não seja professor(a), compartilhe com seus professores para que eles também possam, de alguma forma, ser transformados.

https://mailchi.mp/8a676ccbbadd/design_thinking

E-book Design Thinking na Escola


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Faça parte da nossa lista de emails

Nunca perca uma atualização

bottom of page