Sala de Aula Invertida na Educação Infantil??
Nesta última semana tivemos o Workshop em Ensino Híbrido no Colégio Objetivo de Sorocaba com as professoras e auxiliares do infantil… aí você se pergunta: Ensino Híbrido no infantil???
Por quê não??
Vou dar um bom exemplo: A sala de aula invertida, é possibilitada com a participação dos pais. A professora solicita uma atividade e recebe o feedback via o aplicativo da escola.
Exemplo de Sala de Aula Invertida
A professora escreve aos pais via e-mail ou aplicativo da escola solicitando a seguinte atividade:
Ajudar seu filho a construir um barquinho de papel e brincar com seu filho na bacia com água. Durante a atividade os pais podem fazer perguntas do tipo: por quê será que ele não afunda? Depois os pais escrevem também via aplicativo como foi a experiência.
A próxima etapa continua em sala de aula, quando a professora tratará também sobre o mesmo assunto, porém com os alunos já com os conhecimentos que adquiriram em casa, legal, né? Foi motivador também para as família com sua participação na construção do conhecimento da criança.
Exemplo de Laboratório Rotacional
Os alunos começarão a aprender sobre lateralidade e discernir entre direita e esquerda. A professora pode formar uma turma no CODE.ORG e escolher o Curso 1, que é voltado para crianças que ainda não sabem ler e escrever. Logo nas primeiras partes do curso as crianças precisam associar blocos para fazer com que o Angry Bird alcance o porquinho. Enquanto metade da turma faz o joguinho, a outra está com a professora assistente no pátio realizando atividades parecidas, porém com o próprio corpo das crianças, onde o azulejo do pátio são os quadrantes do jogo.
Exemplo de Rotação por Estações
As professoras do infantil e fundamental 1 são feras em elaborar atividades em estações, ou cantinhos, como elas gostam de chamar. Para que seja caracterizada como aula híbrida, basta que todas as atividades sejam relacionadas a um mesmo tema, por exemplo a água.
Estação A: brincar com barquinhos de papel ou plástico na bacia.
Estação B: assistir um filminho no tema da água e as plantas
Estação C: dar água para as plantinhas na horta
Estação D: colocar o gelo para derreter no sol
Veja que durante todas as atividades há oportunidades de aprendizagem sobre um tema maior, aprendendo-se a respeito da importância da água no ciclo das plantas, suas formas físicas e o fenômeno da flutuação dos corpos.
Bem, agora que você viu que é possível, que tal aproveitar com sua turma? Caso ainda não tenha acessado meu e-book, segue novamente o link abaixo.
Abraço e uma ótima semana!