top of page

Qual é o modelo de educação que você usa?

Identificar o modelo educacional de nossa escola é o primeiro passo para a adaptação ou transformação da nossa prática.

Alguns autores costumam chamar de Educação 1.0 o primeiro modelo de escola, nos moldes como conhecemos a escola tradicional, isto também foi adotado por mim no e-book “Tecnologias na Educação: Educadores para o século XXI”. Porém, nesta obra vou preferir adotar a nomenclatura utilizada por Harkins (2008), que chama de Educação 1.0, o modelo utilizado pelos mestres para ensinar aos aprendizes suas profissões de ferreiro e artesãos antes da revolução industrial. Neste tempo, a economia 1.0 era essencialmente agrária, com poucas máquinas e ferramentas. A mão de obra era baseada nas capacidades físicas dos trabalhadores.

Somente no século 12 é que a escola surge nos moldes atuais e veio a atender a necessidade crescente de mão de obra para a indústria. Na Educação 2.0 as escolas seguem o mesmo modelo da fábrica cujas linhas de produção são mantidas por trabalhadores igualmente capacitados que seguem tarefas seqüenciais e pré-definidas as salas de aula possuem carteiras alinhadas que preparam os alunos para aquele ambiente. O professor transmite conteúdos em massa, cuida da disciplina e aplica provas que testam a capacidade dos estudantes em reter informações. As tecnologias, como tablets e celulares são confiscadas pelos professores e os pais vêem a escola como um lugar onde as crianças podem ficar seguras enquanto trabalham.

Com o surgimento da internet surge a Era do Conhecimento e com ela a Educação 3.0. As escolas que adotam este modelo ampliam seu papel de difusora de informações para um lugar onde os conhecimentos são socialmente construídos através da interação entre os estudantes que por sua vez passam a ser investigadores, colaboradores e co-criadores de conteúdo. Os professores motivam seu desenvolvimento ao sugerirem problemas e projetos nos quais atuam como mediadores em uma comunidade investigativa.

A tecnologia tais como celulares e tablets são utilizadas como instrumentos de aprendizagem em um ambiente híbrido com o ensino tradicional. Os pais vêem a escola com um laboratório onde os filhos, nativos digitais, podem interagir e aprender através da aprendizagem baseada em projetos.

Na Educação 4.0 a aprendizagem se dá através da formação de redes de aprendizagem colaborativas com foco na inovação. O conhecimento é contextualizado e construído socialmente. Pode-se aprender em qualquer lugar e com qualquer um.

Ao invés de simples consumidores de conteúdo, os também contribuem responsavelmente na sua elaboração e divulgação. A conectividade é a base para a mudança, o comportamento e o hábito. Através das redes as informações são encontradas, usadas, desenvolvidas e distribuídas criando nesse processo novos significados entendimentos e valores nos alunos. Usualmente envolve a customização e a personalização, ou seja, o conteúdo é adaptado para as necessidades dos alunos respeitando suas pré-concepções e habilidades.

A tecnologia está sempre evoluindo através da atuação dos aprendizes que estão constantemente contribuindo para sua melhoria. Os professores contribuem continuamente em todas as fases de vida, aprendizagem e trabalho dos alunos através de devolutivas positivas que os direcionam à inovação.

Para refletir

  1. Qual é o modelo educacional que minha escola adota?

  2. Qual é o modelo que melhor se adapta às características profissionais?

  3. Caso as duas respostas anteriores sejam discrepantes, quais são minhas alternativas?

#Educação40 #Modelosdeeducação #Tecnologiasnaeducação

0 visualização0 comentário

Faça parte da nossa lista de emails

Nunca perca uma atualização

bottom of page