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Professor, seu trabalho é relevante?

Quando eu era criança ouvi pela primeira vez o provérbio dizendo que para a vida ter sentido deveria-se plantar uma árvore, escrever um livro e ter um filho. Já fiz tudo isso e ainda busco sentido em tudo o que faço. Se a relevância da vida se resumisse a estas três ações, nossa vida de professor seria muito mais simples, não é mesmo? Em tempos de descaso da nossa profissão, é importante que nós mesmos saibamos exatamente qual é a relevância do nosso trabalho para a sociedade e para nós mesmos.

Segundo os pesquisadores Ryan e Deci (2000), o ser humano é um organismo que busca o seu desenvolvimento e integração social, ou seja, ele busca experiências que possibilitem aplicar e aprimorar suas habilidades e vínculos sociais. Nos sentimos mais motivados a realizar coisas nas quais somos competentes, temos autonomia e ficamos felizes quando somos reconhecidos por nossas habilidades, o que nos certifica que somos importantes para as pessoas ao nosso redor.

Infelizmente a profissão de professor não tem sido valorizada pela sociedade, tanto que sofremos diversas formas de violência dentro e fora da sala de aula. Assim, é perfeitamente natural que não nos sintamos motivados a desempenhar nossas tarefas com todo o nosso potencial.

A Teoria da Autodeterminação ( Ryan e Deci (2000) que diz que todo ser humano possui três necessidades psicológicas inatas: autonomia, competência e vínculo.

Teoria da Autodeterminação de Ryan e Deci.

Teoria da Autodeterminação de Ryan e Deci (2000)

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) possibilita às escolas, e consequentemente aos professores, o desenvolvimento do seu próprio currículo. Podemos comemorar, pois ganhamos mais espaço para exercermos nossa autonomia e mudamos o foco do conteúdo para as competências e habilidades.

Pelo menos duas das 10 competências Gerais da BNCC trata exatamente destes pontos: Trabalho e projeto de vida(6), na qual demonstramos e utilizamos nossa competência e Empatia e Cooperação (9), na qual fortalecemos nossos vínculos.

Uma das formas mais interessantes de promover estas duas competências é através da Aprendizagem Baseada em Projetos ou do Design Thinking, nos quais os estudantes aprendem enquanto realizam algo relevante para alguém.

A professora Patrícia Fairbanks, junto com seus alunos do Júnior 2 do Colégio Objetivo de Sorocaba, realizou um projeto de compostagem que ajudou a reutilizar as sobras de alimento do restaurante e a diminuir os custos com adubos químicos. Além de promover conhecimentos em ecologia, foi possível também conhecer o trabalho das pessoas que cultivam plantas e trabalham com os alimentos na cozinha.

A educadora Elaine Leick e seu esposo Luciano Amato fundaram o Instituto Bússula Jovem para promover competências e direcionar profissionalmente os jovens da comunidade Jardim Emilio Carlos e Jardim Irene de São Paulo. Seu trabalho começou oferecendo sopa, mas com o tempo foi ampliando e envolvendo outros profissionais. Hoje mais de 50 pessoas ajudam na formação de 18 jovens, selecionados a cada semestre, com aulas de design thinking, computação, ética, orientação para o trabalho, etc..

Estes são somente dois exemplos que envolvem empatia, cooperação, trabalho e projeto de vida, tenho certeza de que você conhece pessoas ou até mesmo realiza projetos com estes focos. Volto então à pergunta inicial do nosso post: Professor, seu trabalho é relevante?

Responda abaixo neste post e ajude outros professores a encontrar relevância em seu próprio trabalho.

Para saber mais:

Curso on-line: Design Thinking na Escola

RYAN, R. M.; DECI E. L. Self-determination theory and the facilitation of intrinsic motivation, social development, and well-being. American psychologist 55.1 (2000): 68.

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