O sucesso do professor é o sucesso dos seus alunos
Certa vez eu rodei nas redes sociais um formulário com duas perguntas aos professores: “Por que você escolheu ser professor?” e “O que é sucesso para você?”. Consegui a participação de 29 educadores. Certamente este não é um número significativo, mas já é possível reconhecer em suas respostas razões que também nos movem.
É muito comum nas salas de professores ouvir desabafos sobre o mal comportamento dos alunos e as dificuldades que temos ao lidar com suas dificuldades. Tanto que alguém de fora poderia se perguntar por que essas pessoas escolheram ser professores. Apesar disso, vemos um aumento da oferta de cursos de licenciatura, especialmente EAD, para suprir uma demanda que parece andar na contramão do senso comum que se tem sobre a carreira de professor.
A verdade é que estamos acostumados a falar das dificuldades e ficamos pouco à vontade em falar das vitórias, pois tememos sermos vistos como arrogantes. O problema é que perdemos oportunidades de mostrar e conhecer estratégias que têm dado certo. Já imaginou como seria uma sala de professores cuja conversa normal fosse sobre os casos de sucesso?
O fato é que, apesar de tanta reclamação, a maioria dos professores que responderam ao formulário (69%), gostam e acreditam na eficácia de sua profissão em impactar positivamente o futuro das pessoas.
É conquistar um sorriso, um suspiro, uma admiração, sentir que provoquei a diferença na vida de alguém – N.G.M.
Quanto ao conceito de sucesso, para a maioria dos professores participantes, ele parece estar centrado ao sucesso do aluno (51%). Isso é bem razoável, visto que nosso trabalho consiste em torná-los melhores dia após dia.
Acolher e ouvir um aluno repetente por três anos consecutivos mudou a vida dele. Quando concluiu Ensino Médio e Superior, não se esqueceu de colocar que havia chegado lá porque a professora da 4a série acreditou que ele era capaz de aprender – A.P.A.
Nada melhor para um professor do que ser alvo de admiração do seu mais importante público, razão da existência de sua profissão, não é mesmo?
Dica 1: Contribua para o crescimento de seus colegas compartilhando suas histórias de sucesso. Desse modo, podemos modificar aos poucos nossa cultura para o bem.
Dica 2: Se sua felicidade depende do sucesso dos alunos, estabelecer objetivos claros de aprendizagem é essencial para avaliar bem o seu avanço.