O kaizen na educação brasileira
Uma das palavras japonesas que mais chamam minha atenção é KAIZEN. Ela é formada por duas partes – Kai – que significa mudar e – Zen – que significa melhor. Trata-se de uma filosofia japonesa que motiva a melhoria contínua dos processos. Vemos sua aplicação em todas as artes japonesas, na vida pessoal e após a 2a Guerra Mundial se tornou um lema nas fábricas e empresas e ultimamente tem sido ensinada nos cursos de gestão empresarial. Nas empresas em que ela é aplicada procura-se eliminar todo o tipo de desperdício de material e tempo através do bom senso e uso de melhores ferramentas e métodos, motivando a análise contínua do que se faz.
Talvez pela minha origem japonesa eu tenha sido afetado por este modo de vida. Busco sempre aprimorar meus trabalhos e uma aula nunca é igual à outra, pois sempre há algo a ser melhorado. Isto não significa que meus trabalhos estão perfeitos, mas que, ao meu ver, estão melhores que os anteriores.
Para ajudar você a refletir a respeito de sua prática e suas dificuldades, apresento algumas alternativas ao método tradicional de ensino. Elas têm mostrado eficácia no engajamento dos alunos e na promoção de habilidades e competências destacadas na BNCC. Para inovar não é necessário adotar todas elas, mas conhecê-las e utilizá-las de acordo com os objetivos que se quer alcançar naquele estágio da sua turma.
Conheça um pouco de cada um dos métodos abordados e inscreva-se no curso Professores Inovadores até o dia 07 de Maio através deste link:
https://www.udemy.com/professores-inovadores/?couponCode=SEMANATRABALHADOR19
Professores Inovadores
Tecnologias na Educação
A Sala de Aula Invertida
Aprendizagem Baseada em Problemas
Design Thinking
Aprendizagem Mão na Massa