top of page

Efeito Pygmalion: apaixone-se por sua sala de aula.

A mitologia grega conta a história de Pygmalion, um escultor que esculpiu uma obra tão linda que ele acabou apaixonando-se por ela. Esta adoração foi tão forte que os deuses transformaram sua obra em uma mulher real. Na educação, podemos relacionar as expectativas do professor em relação aos seus alunos com o que eles realmente alcançam.

Uma das histórias que gosto de contar em minhas palestras e workshops é sobre um estudo que foi feito em 1960 pelos pesquisadores Robert Rosenthal e Lenore Jacobson em uma escola secundária nos Estados Unidos. Eles escolheram alguns alunos aleatoriamente e disseram falsamente aos professores que um teste indicou que estes alunos tinham alto potencial de aprendizagem. No final do ano eles realizaram novamente um outro teste e este comprovou que aqueles alunos, escolhidos ao acaso, realmente tiveram alto desempenho em relação aos seus colegas. Este impacto foi chamado de Efeito Pygmalion.

Muitos professores acham que inspirar seus alunos a sonhar grande já basta para que eles se desenvolvam. Com certeza é uma ótima estratégia motivá-los a crescer, porém é também preciso acreditar que eles conseguem. A expectativa que você tem dos seus alunos movem suas próprias ações e reações, moldando seus relacionamento e transmitindo consciente e inconscientemente o que você espera deles. Vou dar aqui três dicas importantes para que você possa trabalhar este aspecto em suas aulas.

Dica 1: A cada novo tópico ou tarefa, deixe claro quais são suas altas expectativas.

Quando os alunos iniciam novos projetos eles estão mais abertos à sugestões e carecem de direção. Assim, se demonstrar suas expectativas, baseadas no que es eles realmente podem alcançar, assim eles terão mais chances de sucesso.

Dica 2: Convide os pais a ajudar seus filhos a alcançar os mais altos patamares

A escola não é formada somente de educadores e alunos. Ela se estende até os lares dos alunos onde suas tarefas e estudos são realizados. Com a ajuda dos pais e a certeza de que seus filhos têm alto potencial de crescimento, eles realmente podem se tornar as pessoas que desejam ser.

Dica 3: Conheça histórias reais de professores que acreditam em seus alunos

O melhor jeito de aprender, ao meu ver, é fazendo. Mas antes disso é bom conhecer alguém que já fez e teve sucesso, assim aprendemos com seus erros e podemos também ser feliz em nossa jornada. Hoje eu assisti um filme chamado “A história de Ron Clark: O triunfo”. Este filme é baseado na história real do professor Ron Clark que acreditou em seus alunos do Harlem e os inspiraram a sonhar grande. Ele escreveu um livro sobre sua experiência e com a renda fundou a Ron Clark Academy, uma escola sem fins lucrativos que inspira seus alunos a realizarem seus sonhos, quaisquer que sejam eles.

Abaixo eu disponibilizo o filme para vocês assistirem com pipoca, é claro.


Filme A história de Ron Clark: O triunfo

Assine nossa lista de e-mails e compartilhe este post com seus colegas professores!!

Para saber mais

ROSENTHAL, Robert; JACOBSON, Lenore. Pygmalion in the classroom. The urban review, v. 3, n. 1, p. 16-20, 1968.

ALCOTT, Benjamin. Does teacher encouragement influence students’ educational progress? A propensity-score matching analysis. Research in Higher Education, v. 58, n. 7, p. 773-804, 2017.

#RonClark #RonClarkAcademy

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Faça parte da nossa lista de emails

Nunca perca uma atualização

bottom of page