Aprendizagem social através da produção de vídeo aulas pelos alunos.

Foto por Christina Morillo em Pexels.com
A minha modalidade favorita de ensino híbrido é a de rotação por estações, creio que já falei isso algumas vezes, me perdoem rsrsrs. Mas gostaria de destacar aqui uma experiência constante que tenho tido.
Bem, como sabem, no modelo de rotação por estações a turma é separada em pequenos grupos de alunos que rotacionam juntos entre diversas estações de aprendizagem a intervalos de tempo pré-estabelecidos. Os objetivos das estações e métodos de aprendizagem são diferenciados, porém todos integram um mesmo tema central. Para que a aula seja caracterizada como híbrida, pelo menos uma das estações deve envolver aprendizagem online, tal como um vídeo ou site.
Sempre gosto de especificar uma das estações como a de produção de vídeo aula. Como assim??? Peço que os alunos escolham um dos tópicos do assunto da aula para simular uma aula para o grupo. Assim, um dos alunos deve se habilitar para explicar aos outros como se fosse um professor. Esta aula deve ser gravada por um celular ou tablet e disponibilizada para o professor. Gosto desta abordagem por diversos motivos. Ela promove a proatividade, a comunicação, o compartilhamento de informações, trabalho em grupo, expressão corporal e a responsabilidade.
Peraí, como eles disponibilizam essa vídeo aula? Por segurança, eu prefiro não deixar que eles postem vídeos no youtube, pois alguns pais podem não gostar. Assim, sempre deixo um tablet ou um celular usado para que eles gravem todos em um mesmo aparelho. Quando terminarem, posso assistir sem problemas e avaliar como foi. Simples, não é mesmo? Se os alunos possuírem acesso ao Office 365 para a Educação, pode-se ainda disponibilizar os vídeos para todos da turma através do SharePoint, sendo então um recurso interessante para que todos possam aprender com os outros com segurança. O acesso é limitado pelo professor, que pode disponibilizar os arquivos somente aos alunos da turma ou a qualquer membro da instituição de ensino.