top of page

A quinta competência

As escolas estão cada vez mais cientes da necessidade de reelaborar os currículos para aproximá-lo da realidade dos alunos e prepará-los para o futuro. Porém ainda pouco se sabe como esse processo será realmente efetivado. Para você ter uma ideia do problema, se você já leu a BNCC, pelo menos a parte da sua disciplina, significa que você faz parte de uma minoria de professores que estão interessados em saber como as coisas irão funcionar daqui em diante.

Problemas à parte, gostaria de comentar um pouco sobre a quinta competência que destaco no próximo parágrafo.

“compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva”.

É muito comum um professor levar os alunos no laboratório de informática para utilizar as tecnologias digitais para realizar pesquisas, assistir vídeos, buscar informações ou brincar com jogos educacionais. Legal, mas será que essas ações estão sendo realizadas de forma crítica, significativa, reflexiva e ética?

O uso da informática como substituto do livro, do professor e das provas não trazem inovação real para a sala de aula, visto que não há uma transformação do papel do professor e a promoção do protagonismo dos alunos.

É preciso ensiná-los a utilizar a tecnologia para se comunicar produtivamente. Para que isso ocorra, o professor pode propor, por exemplo, problemas relevantes na sociedade e direcionar seus alunos a buscar soluções. Ao buscar informações de forma crítica e ética, eles podem incentivar a empatia e ampliar sua visão de mundo. O trabalho em grupo promove diversas habilidade sociais, tais como a capacidade de argumentar, entender, ter empatia, aceitar a opinião do outro, etc. Ao publicar seus resultados os alunos estão colaborando para a melhoria da sociedade através da produção de informações de qualidade que podem estimular o conhecimento.

Este é somente um dos exemplos possíveis, há diversos outros que podem desenvolver esta competência em seus alunos, basta que você troque ideias com seus colegas, busque por mais informações e compartilhe seus resultados.


Etapas da Educação - fonte: cieb

Quer mais ideias? Preparei um curso com algumas interfaces para fomentar sua criatividade e ampliar seu portfólio de técnicas.Segue o link para o

Curso Tecnologias na Educação 3.0


#TecnologiasNaEducação, #BNCC,

266 visualizações0 comentário

Faça parte da nossa lista de emails

Nunca perca uma atualização

bottom of page