top of page

A metacognição e a construção de sentidos

Qualquer que seja a disciplina, sabemos que a simples exposição dos assuntos não é suficiente para que os alunos entendam seu correto significado. Tampouco, a resolução de exercícios, seguindo sequências pré-definidas, os tornarão aptos a resolverem problemas que exigem uma compreensão aprimorada das variáveis que o compõem. É preciso desenvolver a consciência de como se aprende e desenvolver o pensamento crítico para ter sucesso em qualquer área.

Para que o estudante ganhe essa consciência, o professor pode apresentar diversas propostas de atividades ativas ampliando assim as formas de aprendizagem do estudante.

Em literatura, por exemplo, é comum solicitar aos estudantes que analisem, interpretem e pensem criticamente sobre os livros que estão lendo, produzindo, muitas vezes, um texto sobre seu ponto de vista. Através da discussão com outros colegas, diferentes pontos de vista podem contribuir para a construção de sentidos e assim desenvolver uma melhor compreensão de uma situação, contexto ou conceito, conectando-o com outros conhecimentos.

Em outras disciplinas pode-se utilizar textos, vídeos ou notícias relacionadas ao tema da aula e solicitar também que eles o abordem criticamente e expressem seus pontos de vista de diferentes formas, seja através de discussões, elaboração de textos, mapas mentais, etc.

Uma outra sugestão, é que o professor apresente um tema e os próprios os alunos elaborem textos, notícias, apresentações, documentários ou um projetos mão na massa pode-se provocar momentos de interação entre colegas e outros professores onde surgirão perguntas como O que está acontecendo aqui? Porquê? O que você acha disso?  E assim os sentidos irão sendo construídos gradualmente.

O tempo investido nestes projetos fornecerá um suporte vital para a compreensão e continuação da aprendizagem, levando a um ciclo contínuo de reeducação.

A análise de problemas é importante na criação do hábito de raciocínio e construção de sentido. Procure sempre direcionar os alunos a identificar as variáveis de influência sobre o problema e suas conexões em diferentes contextos. Um bom exercício para os alunos é imaginar-se no lugar das pessoas que vivenciam o problema, ajudando assim a criar empatia e senso de responsabilidade. Lembre-se sempre de elaborar os projetos dentro dos objetivos curriculares de suas aulas, assim eles perceberão melhor o papel da sua disciplina na sociedade.

Para saber mais:

RIBEIRO, Célia. Metacognição: um apoio ao processo de aprendizagem. Psicologia: reflexão e crítica, v. 16, n. 1, p. 109-116, 2003.

DAVIS, Claudia; NUNES, Marina MR; NUNES, Cesar AA. Metacognição e sucesso escolar: articulando teoria e prática. Cadernos de pesquisa, v. 35, n. 125, p. 205-230, 2005.

#Estratégiasdidáticas #Metacognição #Tecnologiasnaeducação

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Faça parte da nossa lista de emails

Nunca perca uma atualização

bottom of page